Invitan al Encuentro Internacional Educación Popular: Experiencias y Desafíos, y al V Seminario Internacional Diálogos con Paulo Freire (Brasil)

V Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire

O Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire chega à sua quinta edição. E não poderia ser em momento mais propício, quando a figura de Paulo Freire e seu legado são fortemente atacados por movimentos reacionários e obscurantistas do Brasil. Patrono da Educação Brasileira, por seu trabalho e obra pela educação brasileira, o educador e filósofo propõe uma revolução nas estruturas da educação, defendendo o diálogo entre iguais: não há hierarquização entre saberes; educando e educador se constituem na  construção do conhecimento, forjando uma cultura da resistência apta a fornecer um aparato que fortaleça-os. Por isso, manter viva e potente a memória e a presença de Paulo Freire, hoje, é defender pedagogias insubmissas, pedagogias que não se submetem aos discursos de morte do capital e se insurgem fortalecidas pelos ensinamentos que esse grande professor espalhou pelo mundo.

Este V Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire, junto com o mestre, lembra que “a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou de “reescrevê-lo”, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente”. Escrever o mundo da perspectiva do universo vocabular dos grupos populares abre possibilidades para a expressão real das linguagens dos pobres, de trabalhadoras e trabalhadores, seus anseios, suas inquietações, suas reivindicações, seus sonhos. Tais sonhos são a tradução de uma experiência existencial singular e produzida no coletivo que acolhe, generosamente, todos os sonhos que as palavras do povo, grávidas de mundo, encerram. (A importância do ato de ler, 1989)

Precisamos viver, recuperar e reconstruir nossas utopias, possibilidades de ampliação de espaços para nossa existência justamente porque avançamos sobre as fronteiras que insistem em impor limites à nossa vida e a concretização de nossos sonhos e desejos. Por isso, novamente, o SINTE/RN promove o V Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire e, nesse momento crucial que vivemos, fomentando discussões que fortaleçam as lutas dos movimentos sociais no combate às políticas que levam à morte; que estimulem a criação de projetos societários estruturados na radicalização da garantia do direito e da igualdade de oportunidades; que acolham a diversidade e que estimulem existências plurais.

O evento acontecerá com o apoio da UFRN e UFERSA Angicos. Assim como nos I, III, III e IV Seminários, no sábado, dia 23 de maio, iremos a Angicos para um encontro na UFERSA, com ex-alunas e ex-alunos de Paulo Freire, de 1963 (cerca de 16 que estão vivas/os), onde haverá também mesa de diálogos.

​“Os sonhos são projetos pelos quais se luta. Sua realização não se verifica facilmente, sem obstáculos. Implica pelo contrário, avanços, recuos, marchas às vezes demoradas. Implica luta.”

Paulo Freire

Em maio, esperamos você no Rio Grande do Norte para Paulofreirear conosco.

Rumo ao Centenário de Nascimento de Paulo: 19/setembro/2021!

Más información: https://dialogospaulofreire.wixsite.com/2020

Encuentro Internacional Educación Popular: Experiencias e Desafíos

Rio de Janeiro, Brasil.

27-31 de julio de 2020

Informes: confedpop@ippur.ufrj.br