
Compartimos el texto la convocatoria del Fórum Social Mundial de Porto Alegre que se viene realizando los días 23 a 28 de janeiro de 2023.
Así mismo compartimos algunos de los conversatorios presenciales y virtuales que se han llevado a cabo en estas jornadas.
«Com a vitória da democracia em outubro de 2022, o Brasil abriu uma janela de oportunidade para si e para o mundo na luta contra o fascismo, o racismo, o patriarcado e as desigualdades. A posse do Presidente Lula, irá demarcar uma mudança da correlação de forças, não apenas no Brasil, mas em todo Continente e no Mundo.
«Desde 2016, temos consciência de que a luta com o fascismo é uma luta que deve ser travadas na base das nossas sociedades, seja através do enfrentamento a toda e qualquer violência, seja pelo processo de educação política.
«No cenário internacional, o mundo segue rumo a um futuro trágico, seja pela crise socioambiental, pelo aprofundamento vertiginoso das desigualdades, seja pela crise de quase todas as democracias. O neoliberalismo com sua política excludente criou as condições para o surgimento de movimentos fascistas em toda parte do mundo capitalista. Esses movimentos, ganham força popular pela desesperança que assola parte significativa da base das nossas sociedades. Sem a superação das políticas neoliberais, não será possível enfrentar as causas das crises econômicas, ambientais, sociais e democráticas. Não será possível combater de forma eficaz o fascismo em suas várias faces.
»Os eventos do Fórum Social Mundial tem sido espaços privilegiados para esses debates e para a articulação de bandeiras comuns e de lutas conjuntas. Este janeiro de 2023 marca uma mudança de rumos no maior país da América Latina. Essa mudança é popular, é democrática, é negra, é indígena, é feminista, é em defesa do meio ambiente e só será efetiva se houver organização e mobilização popular desde o princípio.
»Por isso, a realização da mais uma edição do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, um evento regional de caráter mundial, se torna importante. Por isso, as organizações e movimentos sociais do Rio Grande do Sul e do Brasil decidiram convocar o Fórum Social Mundial de Porto Alegre nos dias 23 a 28 de janeiro de 2023. Importante ressaltar que este não é o evento centralizado chamado pelo Conselho Internacional e, pelo exíguo tempo de convocação e mobilização, esta edição irá concentrar sua dinâmica na realização, em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, das Atividades Autogestionadas e das Convergências nos dias 23/01 e 24/01, na Marcha no dia 25/01, no Seminário Internacional realizado nos dias 26 e 27 de janeiro de 2023 e no Festival Social Mundial realizado no dia 28/01 no Parque da Redenção».
«Com a realização de mais de 150 atividades realizadas por centenas de movimentos e organizações sociais do Brasil e do Mundo, temos certeza que, mais uma vez, Porto Alegre se
torna um território de diálogo global na construção de um outro mundo possível, urgente e
necessário.
«Comitê Facilitador do FSM POA 2023»
Consulte el programa completo de las actividades que se realizaron.
«Fortalecer a terra, alimentar o Brasil» – Local: Auditório Dante Barone / ALRS
➡️ MODERADORAS: ▪️ Felipe Ventre – EMANCIPA Convergência Socioambiental
➡️ PALESTRANTES: ▪️ Marina Silva – Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas ▪️ Victor Ximenes Marques – representante UFABC e Revista Jacobin Brasil ▪️ Juliano Sá – CONSEA-RS ▪️ Laura Sito – Representante do Brasil na FAO e a Frente Parlamentar Latinoamericana e Caribenha de Combate à Fome ▪️ Kota Mulanji (Regina Nogueira) – FONSANPOTMA ▪️ Angela Comunal – Cozinha comunitária Mulheres Maria da Glória ▪️ Elisandro de Oliveira – Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana de Porto Alegre – Horta Comunitária Lomba do Pinheiro ▪️ Lurdes Ágata – Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana de Porto Alegre – Horta Comunitária Lomba do Pinheiro ▪️ Glauco M. Silva – Kilombo Urbano Canto de Conexão ▪️ Eduardo Tamboreiro – Preconceito Zero ▪️ Deputado Valdeci Oliveira – Movimento Rio Grande Contra a Fome
✔️ “A luta dos povos no contexto do nascimento de um mundo multipolar” – Local: Auditório Dante Barone / ALRS
MODERADORAS: ▪️ Laura Sito (PT) – Deputada Estadual ▪️ Bruna Rodrigues (PCdoB) – Deputada Estadual
➡️ PALESTRANTES:
▪️ Tarso Genro – ex-governador do Rio Grande do Sul
▪️ Socorro Gomes – ex-presidenta do Conselho Mundial da Paz
▪️ Raul Carrion – presidente da FMG-RS e Diretor Nacional do Cebrapaz
▪️ Celso Amorim – Ex-chanceler ▪️ Miriam Barghouti – analista política Palestina
▪️ Maria Ressureião Graça – representante de Cabo Verde
▪️ Mianon Todegla – presidente das Rainhas Mãe da Associação Mundial Naziafah (Benin)