CARTA DE BOAS-VINDAS

ENCONTRO DE FORMAÇÃO POLÍTICA E ASSEMBLEIA INTERMEDIÁRIA DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO POPULAR DA AMÉRICA LATINA E CARIBE (CEAAL).

 

“Nenhuma pedagogia que seja verdadeiramente libertadora pode permanecer distante do oprimido, tratando-os como infelizes e apresentando-os aos seus modelos de emulação entre os opressores. Os oprimidos devem ser o seu próprio exemplo na luta pela sua redenção”.

Paulo Freire

 

 

Companheiras e companheiros de luta pela Educação Popular Libertadora na América Latina e Caribe,

Nós, do Coletivo CEAAL Brasil, temos a grande alegria de recebê-las/os em nosso país para o Encontro de Formação Política e Assembleia Intermediária, que acontecerá entre 19 e 23 de junho de 2023 na cidade de São Paulo/Brasil.

O momento em que nos encontraremos para debater as diretrizes e objetivos estratégicos do CEAAL para o próximo período é muito complexo, delicado e múltiplo e será uma grande oportunidade compartilharmos e refletirmos desde a realidade de cada coletivo regional, nacional e grupos de trabalho (Gts).

O Brasil retomou a esperança de avanços reais após um período de obscurantismo, negacionismo e neofascismo. Todavia, como um movimento de Educação Popular, não iremos nos acomodar, devemos nos dispor a adentrar as brechas institucionais para fortalecer as diversas iniciativas de Educação Popular sem ser, de nenhuma maneira, capturados pela lógica burocrática.

Dito isso, o pensamento de Paulo Freire destacado no início dessa carta torna-se ainda mais relevante e indicador para nossas práticas: é de fundamental importância que sejamos nossos próprios exemplos para a luta, enquanto classe oprimida: mulheres, trabalhadoras, camponeses, LGBTQIA+, pretos e pretas, indígenas.

É com essa animação e, sobretudo, pelo reconhecimento dos 40 anos do CEAAL que desejamos debater, refletir e construir os novos rumos do CEAAL e fortalecer as nossas organizações e militantes. Alcemos os mais altos voos!

Sejam muito bem-vindas e bem-vindos!