Compartimos las Memorias del I Encontro de Educação Popular Feminista da Amazônia
Tema: A Urgência de uma Prática Educativa Popular Feminista
Antipatriarcal, Antirracista, Anticapacitista e Anticapitalista
Volume I y Volume II
APRESENTAÇÃO
Este trabalho é parte de um grande esforço coletivo e costurado, de forma intersecional, por diversas mãos, sentimentos, afetos, barreiras e superações. Somos muitas e somos todas sobreviventes de um sistema sexista violento, que aprisiona nossos corpos, sexualidades, mentes e almas.
Os textos organizados nestes volumes são reflexos dos enormes e diversos desafios que assumimos para pensar e, também, para promover uma prática histórica e identitária de Educação Popular Feminista na Amazônia. São ainda, parte das estratégias de sistematizar todas estas experiências contribuindo para conformar um conjunto de conhecimentos que elaborem, compreendam os desafios das mulheres e suas práticas políticas e pedagógicas e assim, ajude a transformar os padrões de pressão a que são/somos submetidas.
A temática circunscrita, qual seja, A urgência de uma prática educativa popular feminista, antipatriarcal, antirracista, anticapitalista e anticapacitista, proporciona um delicioso encontro dialógico de saberes, vivências, lutas e resistências que nos conduzem a compreender a finalidade e a importância de fortalecer a prática da educação popular feminista, especialmente, neste contexto de avanço do conservadorismo, do machismo e, consequentemente, o aumento da violência contra as mulheres.
Nestes dois volumes que ora apresentamos, estão relatadas diversas experiências metodológicas na perspectiva freiriana, que reiventa a tríade - curiosidade, criticidade e criatividade- no âmbito das práticas e das pesquisas educacionais e dos feminismos presentes em muitos coletivos, movimentos e organizações sociais expressões aqui nessas escritas. Desta forma, impulsionam os feminismos insurgentes na América Latina, a luta das mulheres e a construção de uma educação
democrática e antissexista.
O evento recebeu 85 submissões de trabalhos, que estão distribuídos nos 10 círculos de saberes e afetos com temas articulados: educação popular feminista, religiosidade, sexualidade, masculidade, ancestralidade, encarceramento, violência de gênero, feminismo negro, escolarização, inclusão, colonialismo, interseccionalidade e entre outros.
Os trabalhos relatam experiências e processos de organização, debates, processos formativos e produtivos de mulheres em uma multiplicidade de contextos e territórios, tais como quilombos e comunidades tradicionais, escolas urbanas, assentamentos,
Espaços, contextos e territórios diversos nos quais os sistemas de opressão se concretizam, mas também nos quais as resistências, processos construção de laços, afetos e muita solidariedade. São muitas e diversas mulheres que estão retratadas nos dois volumes que ora apresentamos: agricultoras, pescadoras, ribeirinhas, trabalhadoras urbanas e do campo, migrantes, quilombolas, professoras, meninas, mulheres enfim, que circulam, discutem, debatem, questionam, dançam, escrevem, costuram temáticas múltiplas, sob perspectivas igualmente numerosas, resultando num mosaico de textos e de experiências e reflexões que vão da Medicina natural aos impactos da pandemia na vida das mulheres, das relações com as águas, terra e territórios ao debate sobre autonomia financeira, sobre empoderamento e relações com o corpo, sobre a literatura, a fotografia, das experiências do cárcere, onde as mulheres, sobretudo as negras e pobres, sofrem as agruras de um Estado Penal e seletivo às práticas de Educação Popular e ao papel dos grupos e coletivos de organização de mulheres como fundamentais para os processos de enfretamento das opressões e construções identitárias de empoderamento e resistências.
É essa multiplicidade de vivências do ser mulher que aparecem retratadas no material que lhes apresentamos. São assuntos e questões, que, muitas vezes, são debatidos à margem das Universidades, como bem ressalta Collins (2019), geralmente estudados de forma alternativa e que são poucos citados em pesquisas e ou estão fora dos currículos acadêmicos ou pouco valorizados nos mesmos.
E este é também um dos grandes objetivos do evento do qual resultam estes volumes de publicação: provocar a academia a que se abra aos diferentes conhecimentos, gerados nos mais diversos contextos e pelos mais diferentes sujeitos e sujeitas. Só desta forma, é possível superar a arrogância do conhecimento eurocêntrico.
É com esta perspectiva e esperança que convidamos todos, todas e todes a apreciarem asvivências, os saberes, as aprendizagens e os atravessamentos que estão reunidos estes dois volumes.
Escritas carregadas de dores-aprendizagens, saberes-afetos, ação-libertação, escrita-autonomia, que conduzem a compreender a importância de uma educação popular feminista pulsante em nossa região amazônica latinoamerica. Cada palavra, frase e esforço presentes nas pesquisas e escrevivências nos transportam para um processo de ensino-aprendizagem possível, sensível, ancestral e decolonizante, onde ecoa vida-liberdade.
Não pode ser outro o papel e a essência da Educação Popular Feminista, senão o de confrontar e refletir as questões e dimensões que atravessam a vidas das mulheres e de todos os sujeitos, chamando-os ao compromisso e ao diálogo para o enfrentamento desta ampla estrutura patriarcal capitalista que, a todas, todos e todes nos oprime.
Fica assim, o convite à leitura e o desejo que ela nos seja prazerosa e estimuladora!
As coordenadoras do evento
Volume I de las Memorias del I Encontro de Educação Popular Feminista da Amazônia
Memorias del I Encontro de Educação Popular Feminista da Amazônia
Volume I
Círculo de Saberes e Afetos 01 EDUCAÇÃO POPULAR, FEMINISMO COMUNITÁRIO E ECOFEMINISMO
Círculos de Saberes e afetos 02 EDUCAÇÃO POPULAR, FEMINISMO NEGRO, COLONIALISMO, INTERSECCIONALIDADE
Círculos de Saberes e afetos 03 EDUCAÇÃO POPULAR, MULHERES, RELIGIOSIDADE, SABERES ANCESTRAIS
Círculo de Saberes e afetos 04 EDUCAÇÃO POPULAR, GÊNERO, SEXUALIDADE, LGBTQIA+
Volume II de las Memorias del I Encontro de Educação Popular Feminista da Amazônia
Memorias del I Encontro de Educação Popular Feminista da Amazônia
Volume II
Círculos de Saberes e afetos 05 EDUCAÇÃO POPULAR, MULHERES, VIOLÊNCIA, ENCARCERAMENTO
Círculos de Saberes e afetos 06 EDUCAÇÃO POPULAR, FEMINISMO, LESBIANIDADE, NOVAS MASCULINIDADES
Círculos de Saberes e afetos 07 EDUCAÇÃO POPULAR, PAULO FREIRE, AUTORAS FEMINISTAS
Círculos de Saberes e afetos 08 EDUCAÇÃO POPULAR, FEMINISMOS, CURSINHOS POPULARES E CULTURA POPULAR
Círculos de Saberes e afetos 09 EDUCAÇÃO POPULAR, FEMINISMOS, INCLUSÃO DE MULHERES COM DEFICIÊNCIA
Círculos de Saberes e afetos 10 EDUCAÇÃO POPULAR, FEMINISMOS, ESCOLARIZAÇÃO