CEAAL presente en Djumbai: Educação Popular Antirracista e Cooperação Solidária Amazônia & África

Hoje, 15 noviembre, chegamos a Guiné-Bissau, Pedro Pontual e eu, em representação do projeto "Djumbai: Educação Popular Antirracista e Cooperação Solidária Amazônia & África", que conta também com a coordenação da professora Jacqueline Freire da Ufpa.

Fomos muitíssimos bem recebidos no aeroporto de Bissau por Huco Monteiro e Peti Mama e, para nossa surpresa, alegria e emoção, conhecemos o comandante Mário Cabral, Ministro da Educação no pós-independência da Guiné-Bissau, com quem Paulo Freire trabalhou junto e se correspondeu no clássico "Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo".

Ao longo dos próximos dias, teremos uma agenda intensa de trabalho, com realização de um seminário junto com a Universidade Colinas de Boé, o Instituto Guimarães Rosa e outros parceiros institucionais, reuniões com reitores universitários, ministros/as de estado, embaixadas e movimentos de educação popular.

O projeto Djumbai é vinculado à Rede Internacional de Educação Popular Diálogos com África, coordenado pela Uepa e Ufpa, contando com apoio de Emenda Parlamentar do Deputado Carlos Bordalo (PT).

A missão de trabalho é também uma contribuição à Campanha Latino-Americana, Caribenha e Africana em Defesa do Legado de Paulo Freire.

Por João Colares, CEAAL Brasil