“Escola do Campo de Salto do Lontra realiza a I Festa das Sementes”. Assesoar. CEAAL Brasil

 

 

 

Na terça-feira, 25/10, a Escola Estadual do Campo Barra do Lontra, localizada no município de Salto do Lontra, realizou a sua I Festa das Sementes, com o tema “Troque Sementes, Multiplique Vidas”.

Com apresentações culturais, realizadas pel

os educandos e professores, foi dada as boas vindas aos participantes, pais, mães e comunidade em geral, além de escolas que foram convidadas a prestigiar este momento.

O diretor da escola, Arlei Francisco Bertuol, comenta que a festa é uma ação coletiva entre professores, alunos e parceiros, como a Unioeste através do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, e a Assesoar, para instigar o assunto entre os educandos nas suas casas.

“A festa surgiu em conversa com os professores e a Unioeste, então nós pensamos em despertar nos alunos essa importância do tema, por isso envolvemos todos eles em todo processo, para que surja neles a necessidade de se preservar e aumentar a biodiversidade dentro das suas propriedades”, disse Bertuol.

Na programação, o professor Dr. Carlos Bonamigo, da Unioeste, fez uma fala sobre a importância das sementes crioulas e de sua preservação para a biodiversidade.

“Nós somos o que somos, graças a manutenção de todo esse processo histórico de construção dos camponeses que fizeram ao longo do tempo a seleção e essa guarda das melhores e de toda a variedade de sementes produzidas ao longo da história da humanidade”, enfatizou Bonamigo.

Felipe Fontoura Grisa, da equipe da Assesoar, lembrou da importância da festa ser realizada nas escolas, como ferramenta também de ensino, apresentando as festas das sementes que a entidade participou e organizou ao longo de anos.

“Que a festa das sementes se torne calendário nas escolas do campo, sempre aproximando a família e a comunidade escolar”, disse Grisa.

Durante a atividade, foi organizado um momento de partilha das sementes e mudas trazidas pelos educandos e agricultores que foram convidados. Uma diversidade grande pode ser compartilhada entre todos que estavam presentes.

Os agricultores Isac e Vilma Miola, guardiões de sementes crioulas e de flores do município de Dois Vizinhos, foram convidados para participar e também partilhar um pouco das suas variedades e suas histórias. Eles contam que são 18 anos preservando, multiplicando e guardando sementes, e ao todo são mais de 500 variedades de sementes, e mais de 250 variedades de flores.

Isac deixou um desafio para a juventude, que eles precisam assumir o papel de guardiões para não se deixar perder as variedades de sementes que existem.

O agricultor convidado de Salto do Lontra, Erminio Bertoncelli, contou sobre sua experiência na agricultura e a importância de preservar a natureza. “O povo não está mais seguindo a natureza, e a natureza tem tudo que precisa”, disse Bertoncelli.

Participaram na atividade, o grupo horta comunitária AMARBEM/CIMMAD de Francisco Beltrão, onde, Maria Julianotte, relatou sobre o resgate e preservação das plantas biotivas, junto ao grupo da horta comunitária, e a importância desta iniciativa junto às crianças e famílias do bairro Padre Ulrico.

“Foi com trabalho árduo, união e partilha que pudemos concretizar esse evento que transpassou o ambiente escolar e atingiu e envolveu também a comunidade rural, a universidade, associações. Partilhamos não só sementes, mas também conhecimentos, sonhos e esperança”, avaliou Arlei, diretor da escola.

Nota publicada originalmente en la web de Assesoar