“Escolas do campo de Itapejara d’Oeste realizam a II Mostra de saberes e sabores do campo”. Assesoar (CEAAL Brasil)

Escolas do campo de Itapejara d’Oeste realizam a II Mostra de saberes e sabores do campo

Aconteceu na noite da sexta-feira, 18/11, a II Mostra  de Saberes e Sabores do Campo, da Escola Municipal do Campo Valentim Biazussi, e a Escola Estadual do Campo Carlos Gomes, na comunidade de Barra Grande,  município de Itapejara do Oeste.

Com os temas, “A produção artesanal do vinho na comunidade de Barra Grande”, e “Unidos pelas sementes”, as escolas realizaram visitas a produtores na região, e trouxeram para a Mostra uma variedade de sementes e atividades de sala de aula que foram realizadas durante o ano.

Ivania Piva Mazur, pedagoga e professora da sala de recursos multifuncional da Escola Estadual do Campo Carlos Gomes, conta como foi a construção das atividades nas escolas.

“As escolas expõem seus trabalhos e atividades escolares realizados durante o ano, a partir da temática escolhida. No caso, a Escola estadual escolheu a produção artesanal do vinho na comunidade de Barra Grande, e a Escola municipal escolheu a questão das sementes, então os conteúdos curriculares são potencializados, explorados a partir dessa temática, e os resultados, ou seja, os produtos disso são expostos na mostra, e também a comunidade é convidada a expor os seus produtos alimentícios, artesanais e até mesmo os seus produtos artísticos, é essa a dinâmica do evento”, explica Ivania.

O evento teve sua primeira edição em 2018 com o tema “A Revolta dos Posseiros na comunidade de Barra Grande” e surgiu como um dos resultados das reflexões e estudos da formação pedagógica com os professores e professoras das escolas do campo, a qual iniciou em 2017, em parceria com a Assesoar e Unioeste.

São objetivos da Mostra valorizar e socializar, através do trabalho coletivo, as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas no campo, bem como a cultura da comunidade local. “Tem como objetivo também aproximar a escola e as famílias, valorizar e socializar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas do campo, e valorizar e socializar a cultura da comunidade local”, destaca Mazur.

A Mostra de Saberes e Sabores do Campo acontece a cada dois anos, de forma intercalada com a Gincana “Di Tutte Le Persone”, ambas integram a dimensão 1 “Evento”, oficializados no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas da comunidade, e tem o intuito de fortalecer as escolas do campo no local, mostrar a importância desta para além da educação formal, tendo a escola enquanto espaço de vida e de articulação da comunidade, visando aproximar escola e famílias.

“O vínculo com a comunidade ele fica mantido, ele se mantém, ele se estreita em eventos como esse, e os nossos objetivos com a mostra eles foram atendidos, a gente consegue mostrar a importância da escola no local para além do atendimento do direito a educação formal, a gente consegue mostrar que a escola é também aquela instituição que oportuniza a comunidade a momentos de encontro, momentos de valorização da cultura, momentos de articulação, e realmente escola é vida na comunidade”, enfatiza Ivania Mazur.

Artículo publicado originalmente en web de Assesoar.