Se realiza del 23 al 28 de enero el Forum Social Mundial en Porto Alegre.

Compartimos el texto la convocatoria del Fórum Social Mundial de Porto Alegre que se viene realizando los días 23 a 28 de janeiro de 2023. 

Así mismo compartimos algunos de los conversatorios presenciales y virtuales que se han llevado a cabo en estas jornadas.

"Com a vitória da democracia em outubro de 2022, o Brasil abriu uma janela de oportunidade para si e para o mundo na luta contra o fascismo, o racismo, o patriarcado e as desigualdades. A posse do Presidente Lula, irá demarcar uma mudança da correlação de forças, não apenas no Brasil, mas em todo Continente e no Mundo.
"Desde 2016, temos consciência de que a luta com o fascismo é uma luta que deve ser travadas na base das nossas sociedades, seja através do enfrentamento a toda e qualquer violência, seja pelo processo de educação política.

"No cenário internacional, o mundo segue rumo a um futuro trágico, seja pela crise socioambiental, pelo aprofundamento vertiginoso das desigualdades, seja pela crise de quase todas as democracias. O neoliberalismo com sua política excludente criou as condições para o surgimento de movimentos fascistas em toda parte do mundo capitalista. Esses movimentos, ganham força popular pela desesperança que assola parte significativa da base das nossas sociedades. Sem a superação das políticas neoliberais, não será possível enfrentar as causas das crises econômicas, ambientais, sociais e democráticas. Não será possível combater de forma eficaz o fascismo em suas várias faces. 

​"Os eventos do Fórum Social Mundial tem sido espaços privilegiados para esses debates e para a articulação de bandeiras comuns e de lutas conjuntas. Este janeiro de 2023 marca uma mudança de rumos no maior país da América Latina. Essa mudança é popular, é democrática, é negra, é indígena, é feminista, é em defesa do meio ambiente e só será efetiva se houver organização e mobilização popular desde o princípio.

​"Por isso, a realização da mais uma edição do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, um evento regional de caráter mundial, se torna importante. Por isso, as organizações e movimentos sociais do Rio Grande do Sul e do Brasil decidiram convocar o Fórum Social Mundial de Porto Alegre nos dias 23 a 28 de janeiro de 2023. Importante ressaltar que este não é o evento centralizado chamado pelo Conselho Internacional e, pelo exíguo tempo de convocação e mobilização, esta edição irá concentrar sua dinâmica na realização, em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, das Atividades Autogestionadas e das Convergências nos dias 23/01 e 24/01, na Marcha no dia 25/01, no Seminário Internacional realizado nos dias 26 e 27 de janeiro de 2023 e no Festival Social Mundial realizado no dia 28/01 no Parque da Redenção".

"Com a realização de mais de 150 atividades realizadas por centenas de movimentos e organizações sociais do Brasil e do Mundo, temos certeza que, mais uma vez, Porto Alegre se
torna um território de diálogo global na construção de um outro mundo possível, urgente e
necessário.
"Comitê Facilitador do FSM POA 2023"

Consulte el programa completo de las actividades que se realizaron.

Conversatorio “Fortalecer a terra, alimentar o Brasil”. 26 enero

"Fortalecer a terra, alimentar o Brasil" - Local: Auditório Dante Barone / ALRS

➡️ MODERADORAS: ▪️ Felipe Ventre - EMANCIPA Convergência Socioambiental

➡️ PALESTRANTES: ▪️ Marina Silva - Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas ▪️ Victor Ximenes Marques - representante UFABC e Revista Jacobin Brasil ▪️ Juliano Sá - CONSEA-RS ▪️ Laura Sito - Representante do Brasil na FAO e a Frente Parlamentar Latinoamericana e Caribenha de Combate à Fome ▪️ Kota Mulanji (Regina Nogueira) - FONSANPOTMA ▪️ Angela Comunal - Cozinha comunitária Mulheres Maria da Glória ▪️ Elisandro de Oliveira - Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana de Porto Alegre - Horta Comunitária Lomba do Pinheiro ▪️ Lurdes Ágata - Fórum de Agricultura Urbana e Periurbana de Porto Alegre - Horta Comunitária Lomba do Pinheiro ▪️ Glauco M. Silva - Kilombo Urbano Canto de Conexão ▪️ Eduardo Tamboreiro - Preconceito Zero ▪️ Deputado Valdeci Oliveira - Movimento Rio Grande Contra a Fome

Conversatorio “Luta antirracista, popular e periférica”. 26 enero

Conversatorio “Economia Solidária, Tecendo Redes, Transformando Realidades, Reconstruindo o Brasil”. 25 enero

Convergencia “A luta dos povos no contexto do nascimento de um mundo multipolar”. 23 enero

✔️ “A luta dos povos no contexto do nascimento de um mundo multipolar” - Local: Auditório Dante Barone / ALRS

MODERADORAS: ▪️ Laura Sito (PT) – Deputada Estadual ▪️ Bruna Rodrigues (PCdoB) – Deputada Estadual

➡️ PALESTRANTES:

▪️ Tarso Genro - ex-governador do Rio Grande do Sul

▪️ Socorro Gomes - ex-presidenta do Conselho Mundial da Paz

▪️ Raul Carrion - presidente da FMG-RS e Diretor Nacional do Cebrapaz

▪️ Celso Amorim – Ex-chanceler ▪️ Miriam Barghouti - analista política Palestina

▪️ Maria Ressureião Graça - representante de Cabo Verde

▪️ Mianon Todegla - presidente das Rainhas Mãe da Associação Mundial Naziafah (Benin)