ENFOC realiza Curso Nacional de Formação com Educadoras e Educadores Populares da Rede. ENFOC CONTAG (CEAALBrasil)

“Aprender é uma aventura criadora”, nos ensina o mestre Paulo Freire e assim foi a vivência do 1º Módulo do Curso Nacional de Aprofundamento Temático e Desenvolvimento Metodológico – 8ª Turma da ENFOC, que marcou a retomada dos processos formativos presenciais da Escola e a realização do novo Itinerário Formativo da ENFOC.

O 1º módulo aconteceu de 20 a 26 de março, em Brasília, reunindo cerca de 100 educadores e educadoras populares da Rede da ENFOC de todos os estados brasileiros. A mística de acolhimento convidou o grupo para viver uma aventura criadora, o reencontro e a presença comprometida. Esse processo formativo está referenciado na educação popular, na construção coletiva do conhecimento, na multiplicação criativa; no fortalecimento da Rede e no trabalho de base alinhado às Linhas de Formação da Política Nacional de Formação (PNF) e à estratégia formativa da ENFOC.

Portanto, o curso visa contribuir para desenvolver itinerários formativos político-sindicais que valorizem a abordagem classista, que estimulem o protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras na disputa pela construção de uma nova sociabilidade alternativa ao capitalismo. Como também fortalecer o trabalho de base como estratégia permanente de formação política e de organização de base.

O novo Itinerário Formativo da ENFOC foi socializado com a Rede de Educadores e Educadoras Populares para a reflexão e compreensão coletiva sobre a estratégia político-pedagógica, destacando sua intencionalidade e seu percurso. A atualização do itinerário formativo é fruto das formulações feitas pelo GT ENFOC que tratou especificamente da reestruturação do itinerário a partir das Linhas de Formação da PNF atualizadas no 13º Congresso da CONTAG. Esse fazer coletivo contextualizado foi articulado à ação-reflexão dialógica.

 

Durante a abertura política, na segunda (20), o presidente da CONTAG, Aristides Santos, reafirmou a importância da formação política desenvolvida pela Escola desde a sua criação. “É importante reconhecer todo o trabalho desenvolvido pela Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) ao longo desses 16 anos. Esse curso marca a retomada dos processos formativos presenciais e esse novo itinerário está voltado para o trabalho de base”, destacou.

O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto (Guto) destacou a retomada dos processos formativos presenciais, e que, neste ano, a Confederação completa 60 anos de fundação. “Essa retomada dos processos formativos presenciais acontece num momento importante de retomada e de afirmação da democracia e também dos 60 anos da CONTAG. Temos que fazer essa reflexão, começar a realizar esse novo itinerário da Escola para termos um processo formativo mais eficiente e debater temas atuais, contribuir com o fortalecimento do movimento sindical e da agricultura familiar. Precisamos fazer um mergulho na organização e no trabalho de base”. Guto também destaca que a ENFOC está coordenando o processo do Edital de recebimento de artigos sobre essa trajetória de lutas e conquistas da CONTAG para uma publicação impressa. Ver mais aqui: https://ww2.contag.org.br/edital-001-2023---chamada-para-artigos-20230206

Além do educador popular Marcelo Rocha, que esteve com a turma durante toda a semana, este 1º módulo contou com a participação da professora Socorro Silva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e diretora da Educação do Campo e Educação Indígena (Secadi/MEC), que contribuiu com o tema “Projetos de sociedade em disputa – Estrutura e funcionamento do capitalismo; a construção do Estado brasileiro; e a formação do campesinato no Brasil e do Estado brasileiro”. O professor e historiador Fernando Horta também contribuiu com a análise de contexto, desafios e potencialidades para a ação político-sindical na atualidade. Já Pedro Pontual, o presidente honorário do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL) e diretor de Educação Popular da Secretaria de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, realizou um diálogo sobre a reconstrução da participação social no Brasil e os desafios e oportunidades para a organização de base dos movimentos sociais, populares e sindicais na atualidade.

“O 1º módulo superou as nossas expectativas. Conseguimos sensibilizar e motivar o conjunto das nossas Federações para termos representantes de todos os estados neste Curso. Estamos em um processo acumulativo de definições do nosso itinerário formativo, que é a estrada que vamos caminhar. As expectativas com esse Curso são muito grandes, de que esses educadores e educadoras populares da Rede da ENFOC possam fazer o papel de multiplicação nos estados, nos polos/regionais e, principalmente, nos municípios. Afinal, o central de todo esse debate é que o novo itinerário formativo contribua na retomada da articulação e mobilização dessa Rede e também mergulhar no trabalho de base”, avaliou Guto.

O 2º Módulo acontecerá na primeira quinzena de maio de 2023. Até lá, serão realizadas atividades intermódulos a partir do mapeamento do território construído pelas educadoras e educadores populares. Segundo Guto, a expectativa é grande para o 2º Módulo, quando serão planejados os processos formativos até o final do ano de 2023.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CONTAG – Verônica Tozzi e Secretaria de Formação e Organização Sindical da CONTAG

Artículo publicado originalmente en contag.org.br