Reflexão e troca de experiências no encontro da Rede Sementes da Agroecologia. Assesoar (CEAAL Brasil)

A Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar), de CEAALBrasil, e o CAPA receberam as entidades e os movimentos sociais que compõem a Rede Sementes da Agroecologia (ReSA) nos dias 23 e 24/02, no Sudoeste do Paraná. Foram períodos de socialização, celebrados com uma bênção de sementes realizada pelas mulheres indígenas da etnia Mbya Guarani.

📚A análise de conjuntura, feita pela advogada Naiara Bittencourt, da Terra de Direitos, trouxe elementos das configurações institucionais para este novo período, e também a importância e o empenho popular na construção e exigência de políticas públicas voltadas à agroecologia, com foco na alimentação saudável e na proteção das sementes crioulas.
🥦🍒Na sexta-feira (24), foi tempo de ir a campo e conhecer experiências da região. No município de Dois Vizinhos, teve visita ao casal guardião de sementes e flores, Isac e Vilma Miola. Em Itapejara d’Oeste, o grupo conheceu e aprendeu sobre proteção da biodiversidade com a família Berlanda. Já em Verê, teve parada no CAPA para conhecer um pouco da história e dos trabalhos da organização na região.