Diálogos com Paulo Freire. CPFEP. Serie 4 “Inédito Viável” (Brasil)

Série 4: Diálogos com Paulo Freire: Inédito Viável

30 septiembre 2020

Professora: Targélia Ferreira Bezerra de Souza Albuquerque - Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7935673824930219 (Representando a Cátedra Paulo Freire)
Professor: Anderson Fernandes de Alencar - Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9517716593738845 (Professor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco)
Mediadora: Maria Fernanda dos Santos Alencar - Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5535666132266910 (Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco)

Série 4: Diálogos com Paulo Freire: Inédito viável
Ementa: A práxis pedagógica, a utopia. Reflexão sobre as possibilidades de transformação, emancipação e conscientização.

Sobre o evento:
Diálogos com Paulo Freire: educação profissional; contemporaneidade; inédito viável e formação política

Ementa
Série Diálogos com Paulo Freire em quatro episódios dialogando sobre: o inédito viável, a formação política, a contemporaneidade e a educação profissional.

Justificativa
No mês do natalino Paulo Freire, setembro, temos muito o que evidenciar dos seus feitos, por isso mediante o contexto histórico do qual estamos a viver nos propomos a refletir com a Série Diálogos com Paulo Freire, abordando quatro temáticas que atravessam a dimensão existencial dos homens e mulheres. Deste modo, nos ocupamos em problematizar as temáticas: a educação profissional, a contemporaneidade, a formação política e o inédito viável. Temáticas que nos suscitam refletirmos a partir do nosso modo de ser e estar no mundo e com o mundo. Em meio a necessidade de adaptações, reinvenções, criatividades e inovações vamos nos ajustando a modernidade problematizando a realidade que nos sugere mudanças permanentes.

Objetivo geral
Analisar os enunciados explicitados por Paulo Freire sobre a formação política, a educação profissional, o inédito viável e a contemporaneidade na formação de homens e mulheres.

Objetivos Específicos
Identificar a escanção do discurso de Paulo Freire sobre os enunciados formação política, a educação profissional, o inédito viável e a contemporaneidade e suas implicações em nosso cotidiano;
Revelar os correlatos que se desdobram dos enunciados formação política, a educação profissional, o inédito viável e a contemporaneidade que permeiam a formação dos sujeitos coletivos de direitos.
Explicitar a rede enunciativa acionada por Paulo Freire sobre os enunciados formação política, a educação profissional, o inédito viável e a contemporaneidade que implicam na prática pedagógica do saber/fazer.