Jornada Comemorativa Centenário de Paulo Freire. UFRPE

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFRPE desenvolverá, em articulação com diferentes redes e iniciativas institucionais, um conjunto de ações comemorativas aos 100 anos de nascimento do pensador e educador pernambucano  Paulo Freire, a ser celebrado em 2021. Até o próximo ano, será uma ampla programação de atividades durante a “Jornada Comemorativa Centenário de Paulo Freire”.

O lançamento acontece na quarta-feira (16/09), com a realização de roda de diálogos, às 19h. A programação terá continuidade na quinta-feira (17/09), com a realização de outro webinário temático. 

Compartimos los videos de ambos momentos.

Abertura da Jornada Centenário Paulo Freire na UFRPE. (live 1). 16 setembro

Experiências e Diálogos a partir do Pensamento de Paulo Freire na UFRPE. Live 2. (17 setembro)

Fazem parte da iniciativa da “Jornada Comemorativa Centenário de Paulo Freire” ações que envolvem diferentes tipos de atividades. A Jornada terá como finalidade de ampliar a visibilidade para a sociedade da contribuição de Paulo Freire para a educação e, particularmente, para a extensão rural e universitária. A iniciativa pretende contribuir para a compreensão da extensão como um processo formativo de produção e diálogo entre as ecologias de saberes, os saberes científicos e a sociedade, com vistas a qualificar a formação profissional e a estimular o compromisso social da universidade com as comunidades rurais, urbanas e virtuais.

Entre as ações previstas, os organizadores da Jornada esperam realizar um seminário latino-americano e africano para debater e analisar a contribuição crítica de Paulo Freire para a Extensão, articulado ao Fórum de Pró-reitores/as de Extensão e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em agosto de

2021, no ano do seu centenário.

Também está prevista na programação a instituição do Prêmio Paulo Freire de Extensão Universitária, a ser oferecido pela PROExC/UFRPE em parceria com instituições governamentais, não governamentais e movimentos sociais à trabalhos apresentados durante o referido seminário. Também para 2021 e dentro da programação da Jornada, a UFRPE  irá realizar o Festival da Juventude Arte, Cultura e Educação, no mês de setembro de 2021.

Compartimos los flyer de esta jornada inicial.