NEP (CEAAL Brasil). Inscrições para Curso de Formação de Educadoras e Educadores Populares das Amazônias – Território Educativo do Benguí

“O Movimento de Educação Popular do Estado do Pará, vinculado à Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, articulado com a Universidade do Estado do Pará, a Universidade Federal do Pará e diversos coletivos de Educação Popular do Estado do Pará, lança a chamada pública para inscrições no CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES POPULARES DAS AMAZÔNIAS - Território Educativo do Benguí, com 40 vagas, carga horária de 180h, inscrições gratuitas.”

Inscrições: de 05 a 15 de março de 2020, por meio do preenchimento deste formulário eletrônico.

Local do curso: Núcleo de Educação Popular "Raimundo Reis", localizado na Rua Benfica, Quadra Q, n. 8, Benguí, Belém - Pará. 

Procedimentos de inscrição, critérios de seleção e mais informações sobre o curso podem ser obtidas neste link: https://nepuepa2.blogspot.com/2020/03/inscricoes-para-curso-de-formacao-de.html 

O Movimento de Educação Popular do Estado do Pará, vinculado à Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, articulado com a Universidade do Estado do Pará, a Universidade Federal do Pará e diversos coletivos de Educação Popular do Estado do Pará, lança a chamada pública para inscrições no CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES POPULARES DAS AMAZÔNIAS - Território Educativo do Benguí, com 40 vagas, carga horária de 180h, inscrições gratuitas.
       Ao longo do primeiro e segundo semestres de 2020, diversas chamadas serão publicadas, correspondentes ao que estamos chamando de Territórios Educativos, que são os espaços onde se desenvolverão os cursos, isso é, bairros populares de Belém e Ananindeua, além de outros municípios do Pará.
O Curso tem como objetivos:
  • Realizar curso de formação de educadoras e educadores populares em diversos territórios das Amazônias, de modo a potencializar ações político-pedagógicas de resistência nas comunidades, nos bairros e nos movimentos sociais, culturais e artísticos.
  • Desenvolver processos de formação política, em diálogo com lutadores/as sociais, a partir das bases populares e nos territórios de resistência.
  • Fortalecer redes de resistência e solidariedade entre movimentos sociais, educadores/as populares, estudantes, lideranças comunitárias, que contribuam para construir a unidade necessária para enfrentar os retrocessos em curso.
  • Valorizar o legado político-educacional de Paulo Freire, recriando-o em contextos concretos de resistência na Amazônia.

               No Benguí, após diálogos entre diversas entidades que atuam com educação popular, definiu-se como foco do curso o tema "Resistência Popular, Protagonismo Juvenil e o Legado de Paulo Freire"

Dúvidas?

Zanete Gusmão zaneteg@gmail.com

Maria Livramento livramentoaviz@yahoo.com.br