Ajuda emergencial ao Povo Tembé de Tomé-Açú (NEP UEPA, de CEAAL Brasil)

Movimento de Educação Popular do Estado do Pará, articulado em torno de entidades que promovem na Amazônia paraense a Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, recebeu e difunde esta Carta de Urgência do Povo Tembé de Tomé-Açú, que expõe a situação de calamidade em que se encontram 160 famílias indígenas.

O Povo Tembé pede ajuda financeira emergencial para compra de cestas básicas e materiais de higiene para profilaxia contra a COVID-19. O pedido decorre da falta de políticas públicas voltadas para os povos indígenas, que, a exemplo dos Tembé de Tomé-Açú, se veem ameaçados em seus direitos sociais e humanos, com seus territórios agredidos, invadidos e explorados por empresas e latifúndios, com o aval do governo genocida de Jair Bolsonaro.

Ao mesmo tempo em que reafirmamos a exigência do Povo Tembé de que os governos federal, estadual e municipal atuem para garantir políticas de saúde, assistência e proteção social, reforçamos o pedido do Povo Tembé de colaboração de organizações não governamentais nesta ajuda financeira emergencial.

Sabemos que a crise social e sanitária vivida no país torna-se ainda mais aguda e dramática para o conjunto das classes populares, como os/as indígenas, quilombolas, trabalhadores/as urbanos/as e rurais, formais e informais, população de rua, idosos/as, mulheres, entre muitos outros/as.

Neste sentido, solicitamos apoio às organizações de educação popular, aos movimentos sociais, aos sindicatos, às ONG’s e a todo/a e qualquer cidadão/ã a se engajar nesta ação emergencial, fortalecendo as redes de solidariedade e resistência entre os povos.