Sistematização Fase 1 – Campanha em Defesa do Legado de Paulo Freire. (Junho 2019 a Agosto 2020)

INTRODUÇÃO
Segundo Oscar Jara (2006, p. 24), “a sistematização é aquela interpretação crítica de uma ou várias experiências, que, a partir de seu ordenamento e reconstrução, descobre ou explicita a lógica do processo vivido, os fatores que intervieram no processo, como se relacionaram entre si e porque o fizeram desse modo”. O objetivo deste trabalho é sistematizar a primeira fase da Campanha Latino-americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, que ocorreu entre junho de 2019 e agosto de 2020, com ações em, pelo menos, 21 cidades do Brasil.
Essa sistematização é necessária para orientar e melhor embasar as ações futuras da Campanha que seguem até, pelo menos, setembro de 2021 e, cada vez mais, tem se fortalecido quanto a sua escala latino-americana e Caribenha. Considerando esses pontos, essa sistematização tem como aspectos centrais a compreensão do papel da cultura popular nas ações organizadas e das diversidades e particularidades locais/regionais Consideramos, portanto, os temas e estratégias abordadas em cada contexto e as possibilidades de convergências e articulações nacionais. Entende-se que essas dinâmicas foram potentes e fundamentais durante a primeira fase da Campanha.
Importante dizer que os registros aqui organizados provavelmente não contemplam todas as ações organizadas nesta primeira fase da Campanha. Como veremos, houve uma capilarização e diversificação das atividades, e neste momento, não havia uma centralização das informações e de nossa memória coletiva.
A Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire começou a ser organizada em junho de 2019 pelo Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) em aliança com movimentos sociais e coletivos como forma de se contrapor à ofensiva ideológica contra o pensamento crítico de Paulo Freire e defender seu legado. Desde então, como parte da Campanha, estão sendo organizadas por toda América Latina, principalmente no Brasil, diversas atividades.
Para realizar essa sistematização, foi produzida uma tabela com várias informações das ações organizadas durante a primeira fase da Campanha, como nome, data, local, objetivos, dentre outros1. A partir de documentos recebidos pela Secretaria Operativa da Campanha e de pesquisas em redes sociais e nas páginas de entidades animadores da Campanha, essa tabela foi alimentada. Além disso, foram realizadas 4 conversas por telefone com representantes regionais da Campanha.