Mesa de Abertura do I Forum Social Europeu das Migraçōes. 15 Marzo. CEAAL.

Mesa de Abertura do I Forum Social Europeu das Migraçōes, a la que fue invitada Rosa Elva Zúñiga López, secretaria general del CEAAL.
Edit pós live: Compartilhamos a fala do Coordenador Executivo da Rede Sem Fronteiras, Paulo Illes, na abertura do Fórum Social Europeu de Migrações 2021, que aconteceu online, hoje, por Zoom, e foi compartilhada e divulgada nas redes sociais do Fórum, da Rede Sem Fronteiras e demais parceiros.
"Boa tarde!
É uma satisfação enorme participar desta mesa de abertura do Fórum Social Europeu de Migrações. Primeiramente reforço os agradecimentos feitos pela Cyntia de Paula a todas as pessoas até aqui envolvidas no processo de organização do fórum, ao conselho internacional e a cada a participante desta atividade e daquelas que ocorrerão ao longo destes 11 dias de muito trabalho, debates e convergências.
O FSEM é parte do Fórum Social Mundial de Migrações, que já aconteceu em 8 países de 4 continentes.
Vivemos em um mundo onde há uma enorme circulação de bens, mercadorias e pessoas e, por isso, a mobilidade humana é uma das situações mais comuns da contemporaneidade. Se fala muito em livre circulação de mercadorias, no entanto, nunca houve no planeta tantas restrições quanto à mobilidade das pessoas, uma vez que as próprias políticas estatais conduzem a uma série de limitações.
Sabemos que a imprescindibilidade de migrar existe pelos mais variados motivos, sejam eles de escassez de alimentos, conflitos armados, busca por melhores condições de vida, perseguições, ameaças à sobrevivência, devastações causadas por fenômenos naturais, violação de direitos fundamentais, entre outros, na maioria das vezes não sendo de forma voluntária.
Um fórum social, em um contexto pandémico, quer ser uma oportunidade de aprofundamento das discussões mais atuais levadas pautadas pela sociedade civil internacional e pelas pessoas migrantes, protagonistas nos processos de fóruns sociais de migrações, para se pensar juntos em alternativas e formas de construção de garantias para o direito a migrar e a migrar com direitos.
Sejam bem-vindos ao Fórum Social Europeu de Migrações!" Paulo Illes.

Más información sobre el Fórum Social Europeu das Migrações: https://www.facebook.com/fsemlisboa/