Ocupação Paulo Freire: exposición en homenaje al educador popular, en el Museo del Estado de Pernambuco. Brasil

Inaugurada na semana passada no MEPE- Museu do Estado de Pernambuco, a mostra Ocupação Paulo Freire presta uma homenagem ao pensador e educador pernambucano. São mais de 140 peças, entre fotografias, vídeos, manuscritos e livros, que remontam a vida e a carreira de Paulo Freire.

O projeto, uma iniciativa do Itaú Cultural, esteve em cartaz em São Paulo para marcar o centenário de nascimento de Paulo Freire (1921/1997). A exposição que chega ao Recife, cidade natal do educador, está distribuída em quatro eixos: Formação e infânciaAngicos/RN – a experiência de alfabetização de adultos, Exílio durante a ditadura militar brasileira e o Retorno ao Brasil, com sua passagem pela secretaria de educação da cidade de São Paulo, na gestão de Luiza Erundina, em 1989.

Abrindo a exposição, com o eixo Formação, há o mapa Paulo Freire pelo mundo, com projeção de textos do livro Pedagogia do Oprimido/1968, sua obra mais conhecida, além de fotos e objetos da infância dele e fotos de seus pais (Joaquim T Freire e Edeltrudes Neves Freire) e do poema Recife Sempre, que ele escreveu em 1969.  O visitante também tem acesso a um vídeo em que Freire fala de sua infância e de sua inquietação diante do analfabetismo.

Lea el artículo completo escrito por Maurício Mellone, en el portal Favo de Mellone