Educação Popular Latino-Americana: História e Fundamentos Éticos, Políticos e Pedagógicos. Lançamento libro Óscar Jara y debate. FETAPE.

A Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, a Ação Educativa, a ENFOC e o Coletivo CEAAL Brasil lançaram o livro “A Educação Popular Latino-Americana História e Fundamentos Éticos, Políticos e Pedagógicos”, de Oscar Jara.

O livro apresenta, de forma minuciosa, seis décadas da Educação Popular em Nossa América. Ao estudar experiências que, no século XIX e início do século XX, dedicaram-se a expandir pensamentos críticos e propostas de transformação, mostra uma Educação Popular que constrói sua singularidade na riqueza cultural, na pluralidade de práticas e na diversidade de saberes.

Óscar Jara é educador popular e sociólogo. Trabalhou em processos de educação e organização popular em todos os países da América Latina: alfabetização, capacitação campesina, formação política, sistematização de experiências, formação de educadoras e educadores. Publicou vários livros e artigos sobre esses assuntos. É Doutor em educação, diretor do Centro de Estudos e Publicações Alforja na Costa Rica, presidente do CEAAL 2012-2016/2016-2020 e Doutor Honoris Causa pela UFRGS.

O lançamento do livro aconteceu no dia 09/06, junto com um debate sobre os Desafios da Educação Popular no contexto Pós-Pandemia. Além do autor, estiveram presentes Elza Falkembach, Carlos Brandão e Pedro Pontual.