Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH)

O Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos – IDDH – é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, atuante há 15 anos e situada na cidade de Joinville, Santa Catarina, Brasil. Sua missão é promover a Educação para a cidadania como meio de diminuir desigualdades e fortalecer a democracia no Brasil e para isso desenvolve projetos nas áreas de educação (formação e pesquisa) e de advocacy. O IDDH é integra o Coletivo RPU Brasil, é membro do NGO Working Group on Human Rights Education and Learning (Genebra/Suíça) e possui status consultivo na Organização das Nações Unidas (ONU).

Missão

Promover a Educação para a cidadania como meio de diminuir desigualdades e fortalecer a democracia no Brasil.

Por uma educação para a cidadania!

Para o IDDH, uma Educação para a Cidadania deve incluir características da educação para uma cidadania global, da educação em direitos humanos, da educação para a paz, da educação para o desenvolvimento sustentável, da educação ativa, dentre outras formas de educação participativa e emancipatória.

De acordo com documentos nacionais e internacionais de direitos humanos, o direito humano à educação deve contemplar não apenas o acesso de todos/as à educação, mas também visa uma educação que promova o desenvolvimento humano. Ou seja, é necessário que se garanta conhecimento, mas também instrumentos e ferramentas para o uso ético, responsável e sustentável deste conhecimento no mundo.

Uma Educação para a Cidadania deve existir tanto na educação formal como não formal, ou seja, nas escolas do ensino básico até superior, nas ruas, nos movimentos sociais, nos meios de comunicação, nas empresas, nas instituições de justiça e segurança e para todos os funcionários públicos de um país. Com isso, é uma educação voltada para crianças, adolescentes e adultos, através de intervenções curriculares e extracurriculares, por vias convencionais e não convencionais.

A ideia principal é ter mais cidadãs/os que assumam papéis ativos na construção de um mundo mais igualitário, justo, pacífico e sustentável, tanto em suas vidas pessoais como na sociedade que vivem.

Redes sociales de la organización:

 

 Domicilio:

Rua Henrique Meyer, 280 – B
Salas 1405/1406 – Centro
Joinville – Santa Catarina – Brasil

e-mail:  info@iddh.org.br