NEPPauloFreire

O Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP) está vinculado à Universidade do Estado do Pará e é um núcleo universitário que promove a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, com foco na Educação Popular.

O Núcleo foi fundado em 2002 e teve seu Projeto Pedagógico aprovado pela Resolução nº. 903/03, de 17 de dezembro de 2003, do Conselho Universitário da Universidade do Estado do Pará. No entanto, sua origem remonta ao Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos (PROALTO), fundado em 1995.

III Encontro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. 2019

Em seus 25 anos de existência, o NEP assume como objetivos:

  1. a) a formação permanente de educadores/as e educandos/as dos diversos cursos da UEPA e da sociedade local amazônica;
  2. b) a reflexão-intervenção sobre o contexto social e educacional latino-americano, brasileiro e amazônico;
  3. c) a integração da Universidade com os diversos segmentos socioeducacionais do estado do Pará, na perspectiva da inclusão social e da pedagogia de Paulo Freire.

Em sua história, o NEP tem investido na experimentação pedagógica, por meio de várias turmas de alfabetização e pós-alfabetização, turmas de filosofia com crianças, turmas de educação sexual com adolescentes, turmas de educação especial/inclusiva, bem como por meio da criação de materiais didáticos e metodologias educacionais e na realização de pesquisas no campo da Educação Popular, com publicações de livros, cadernos, artigos, relatórios de pesquisa.

Esforça-se em estar articulado com movimentos sociais, universidades, instituições de pesquisa e iniciativas governamentais e não governamentais na realização de projetos educativos, de pesquisas interdisciplinares e de eventos locais, nacionais e internacionais que contribuam para a melhoria da qualidade da educação brasileira e amazônica.

I Semana Paulo Freire Belem Pará Brasil. 2019

Na perspectiva de articulação com os movimentos sociais, atua no sentido da formação política e do trabalho de base, potencializando a resistência popular em territórios urbanos e rurais da Amazônia brasileira.

O NEP coordena a Cátedra Paulo Freire da Amazônia, que congrega educadores/as freireanos/as das universidades e dos movimentos sociais de distintos estados da Amazônia, buscando: a) fomentar a produção do conhecimento em educação popular na Amazônia, em articulação com grupos de pesquisa, programas de pós-graduação, movimentos sociais, escolas públicas, fóruns, populações do campo, indígenas, quilombolas e negras, das águas e da floresta, entidades da sociedade civil e secretarias municipais e estaduais de educação; b) promover estudos sobre o pensamento e o legado de Paulo Freire, proporcionando releituras de suas obras, bem como o aprofundamento de conceitos freireanos, temáticas e teorias educacionais; c) realizar pesquisas sobre práticas educativas em diferentes contextos sociais e educacionais, que tenham como referência o legado de Paulo Freire; d) viabilizar intercâmbios locais, regionais, nacionais e internacionais com grupos e redes de pesquisas, fóruns e movimentos sociais que estudam e desenvolvem atividades educativas com o legado freireano; e) incentivar a realização de intervenções educativas e de formação de educadores populares e professores das redes públicas de ensino, referenciados pela práxis freireana.

Roda de conversa sobre educação popular, educação do campo. 2019.

Redes sociales de la organización:

Domicilio:  Tv. Djalma Dutra, s/n, Bairro: Telégrafo

Sala no térreo do “Castelinho”

CEP: 66.113-200
Belém – Pará – Brasil

Tel/Fax: (91) 4009-9561 (em manutenção)