CEAAL en el Foro Social Panamazónico.

CEAAL no FOSPA

João Colares, CEAAL Brasil

O Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) participou ativamente da construção do X Fórum Social Pan-Amazônico, que ocorreu em Belém, Pará, no período de 28 a 31 de julho de 2022.

O Fórum Social Pan-Amazônico (FOSPA) é um evento/processo de alcance global que surge no âmbito do Fórum Social Mundial, para lutar pela vida, a Amazônia e seus povos. É um espaço de articulação dos povos e movimentos sociais para a incidência e a resistência política e cultural frente ao modelo de desenvolvimento neoliberal, neocolonial, extrativista, discriminador, racista e patriarcal.

No X Fospa, o CEAAL esteve presente na Iniciativa de Ação "Educação Popular, Intercultural e Comunitária na Pan-Amazônia", levantando a bandeira do direito à educação e a uma educação pública, democrática, crítica, popular, intercultural e comunitária como questão central para a afirmação das lutas dos povos da Pan-Amazônia, em articulação com a defesa dos territórios, dos direitos humanos e direitos da natureza.

Para mais informações sobre esta Iniciativa de Ação, que articula movimentos de educação popular dos vários países da região, conferir a notícia: http://www.fospabelem.com.br/pt_br/2022/07/19/movimentos-de-educacao-popular-se-organizam-para-participar-do-x-forum-social-pan-amazonico/

Educadoras e educadores do Ceaal, tanto do coletivo brasileiro quanto do coletivo peruano, estiveram em mesas redondas, atividades autogestionadas, tendas, lançamento de livros e divulgação da terceira fase da Campanha Latino-Americana, Caribenha e Africana em Defesa do Legado de Paulo Freire.

O X Fospa finalizou com a Carta de Belém, disponibilizada em 4 idiomas, na qual se assume "a defesa radical dos direitos dos povos do Pan-Amazônia à educação, comunicação e saúde a partir de uma perspectiva popular, intercultural, comunitária, crítica e decolonial", tal como defendido pela delegação do Ceaal presente do Fórum e diversos outros coletivos e movimentos de educação popular.

Confiram a Carta de Belém em: http://www.fospabelem.com.br/pt_br/